sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

O "problema" com Dan Brown

Saudações, guerreiros.

Tive a ideia desse post depois que o jornal The Times disse que o pior livro da década foi O Código DaVinci. Depois de ter finalizado, eu ouvi isso aqui. Nerdcast sobre o filme O Código da Vinci. Recomendo.

Como eu sei que meus ínfimos leitores não são vegetais, eu assumo que os senhores sabem quem é Dan Brown, o infame autor do fenômeno editorial "O Código DaVinci" e também de "Anjos e Demônios", "Fortaleza Digital", "Ponto de Impacto" e o mais recente (que não li), "O Símbolo Perdido".


Se você não conhece, "meet Dan Brown"

Pois bem. Dan Brown fez um sucesso ENORME (no estilo HUGE MOTHERFUCKA) com seu livro "O Código DaVinci", por causa das polêmicas levantadas no livro, falar da Igreja, Maria Magdalena (eu usei o "G" pra dar um ar cult) e sua relação com Jay C (popularmente conhecido com Jesus Cristo) e etc.

O problema maior de Dan Brown para as "mentes pensantes" em geral foi que no início do livro ele declara algumas coisas como FATO, sobre o Priorado de Sião e etc. Coisas essas que são totalmente inventadas por um cara tão fanfarrão quanto ele, o Pierre Plantard, e que foram "mastigadas" em um livro de 85, chamado "A linhagem sagrada e o santo Graal" (tradução livre minha), de Michael Baigent, Richard Leigh e Henry Lincoln.

Enfim, não é sobre isso que eu necessariamente quero falar. Gostaria de falar sobre as críticas (não necessariamente infundadas) que o autor recebe.

Doa em quem doer: Eu acho que os livros do Dan Brown possuem uma narrativa incrível, e como narrativa entendam "como" ele conta a história. Mais ainda, como ele te prende na leitura e coisa e tal. E também é fácil de ver nos textos dele que existe uma pesquisa muito forte envolvida no negócio, ele sempre tenta mesclar algo histórico ou real com a trama que ele está desenvolvendo. Quem tem as versões ilustradas do Código ou do Anjos sabe do que eu falando.

Mas tem algo MUITO chocante, e por essa eu daria um "Pedala Robinho" no Dan Brown: A história é igual sempre. Não querendo spoilear muito, mas sempre você vai conseguir sentir um padrão na trama do Sr. Brown. Saca aquele personagem importante X no livro Y que faz A e depois B? É, amigo, ele vai fazer a mesma coisa no outro livro. Fato. Acho que essa é a única grande falha dele. Se tiver outra no livro, com relação a furos na trama e etc, não lembro agora. Mesmo assim, eu leria outro livro dele, só pra ver como é a história por trás de tudo. É como se fosse uma sinfonia. Você sabe (ou saberá agora) que uma sinfonia normalmente se compõe de 4 movimentos, o primeiro "alegrinho", o segundo lento, o terceiro um minueto (uma dança) ou um Scherzo (uma brincadeira, ou, podemos dizer que eles tocavam "for the lulz") e o quarto, de novo algo alegre ou um rondó, que é algo que tem um tema principal intercalado por dois ou três temas que sempre se repetem na música. (Para entender essa sequência, escute toda a peça de Vivaldi "As Quatros estações"). Como dizia, é como uma sinfonia. Tem uma forma pré-estabelecida, mas o que importa é o que acontece no meio do caminho. Ou uma comédia romântica, ou uma novela da Globo.

Isto posto, acho que O Código DaVinci não devia ser considerado o "pior livro da década". Acho que os pseudo-cults que comandam essas paradas acham que uma obra só é boa se chegar ao alcance de poucas pessoas. Se uma quantidade enorme de pessoas usufruir da obra, tá no "mainstream" e portanto não presta. Eu diria que é quase (e enfatizo o QUASE) como o caso do Paulo Coelho. Não aprofundarei sobre ele agora, talvez no futuro. Muita gente fala mal dele também, mas pelos "motivos errados", ao meu ver. Aí ficaram fazendo piada porque o cara entrou na Academia Brasileira de Letras. Entrou justamente por isso, porque incentivou a leitura em milhares de pessoas. Ora, quem você não conhece (que costuma ler coisas) não leu Paulo Coelho? E o mais importante, quantas pessoas que não leem NADA e começam por Paulo Coelho por algum motivo? Estranhamente, o cara tem sua importância.

Enfim. O Símbolo Perdido já está à venda, e eu vou ler...

P.S: Recomendo às pessoas que leiam Frederick Forsythe. Gosto muito dos livros dele, são de ação/suspense (thriller), mas sem muita frescura.

2 comentários:

  1. Bom texto.
    Nunca li nada dele, mas todo mundo fala que ele sabe conduzir uma história, entretendo e prendendo o leitor ao livro.

    ResponderExcluir
  2. Achei interessantíssimo seu post.
    Minha opinião é bem parecida com a sua e acho lamentável esse preconceito dos pseudo-cult. Já falei algo parecido a respeito de Paulo Coelho (http://baconfrito.com/o-fenomeno-paulo-coelho.html).
    Continuarei visitando o blog!

    ResponderExcluir