sexta-feira, 19 de junho de 2009

Por que todo mundo precisa de cultura inútil?

Cultura inútil do dia: Ovos de Páscoa (Easter Eggs) não são só ovos de chocolate, isso é algo mais moderno. Ovos de páscoa podem ser simples ovos de galinha pintados na tradição mais antiga. Além do mais, Ovos de Páscoa podem ser também mensagens escondidos em alguns programas de computador, textos, dvd's, jogos, etc. Exemplo: Se você estiver usando o Mozilla Firefox, vá na barra de endereços e digite: "about:mozilla" sem aspas, e veja o que acontece.

Texto dedicado à minha amiga Jane, que me fez a pergunta no MSN. Oi Jane!

Agora, respondendo a pergunta do tópico. Eu sou um cara que tenho uma mania estranha, uma mania de querer saber as coisas além do normal.. Vocês podem pensar que eu sou um cara pedante por causa disso, mas não falo de coisas acadêmicas e tal, eu falo de coisas "inúteis". Digo inúteis com aspas porque ninguém sabe pra que vai servir a você num futuro. Enfim, eu não onsigo dormir se não conseguir tirar uma dúvida da minha cabeça. Graças à Grande Mãe (A internet), o nosso Pastor (Google) e as Escrituras Sagradas (Wikipedia) eu consigo dormir sem muitos problemas na cabeça. Por exemplo, imaginem só você dormir e pensar em algo, e no momento que você tá pensando, simplesmente esquece o nome da palavra. Cara, é uma sensação horrível. E lá vai eu abrir a Raposa de Fogo (que é parceira do Pássaro do Trovão, só pra constá) e tirar minhas dúvidas. Se for coisas relacionadas a filmes ou seriados então, lascou. Eu não consigo assistir um filme e não ver os créditos, e geralmente algo a mais no filme.

Enfim, quanto à pergunta, eu sigo à risca algo que um professor me falou uma vez: "Todo conhecimento é válido". No caso, certas coisas "inúteis" servem pra você entender uma piada interna, por exemplo. Quem assiste Lost, sabe que na 2° (ou foi na 3°?) temporada Jack "Doc" é refém de Ben Linus. Numa cela, Ben diz pra ele que mantém contato com o mundo exterior, Jack diz que é mentira e pede pra provar. (Piada vindo) Ben diz: "Bom, os Red Sox ganharam a World Series contra os Yankees!" ao que Jack diz: aahaha, só pode ser piada. Ben prova pra ele mostrando um vídeo do jogo. Eis a explicação:

Dois grandes times rivais no Baseball são o Boston Red Sox e NY Yankees. Estados diferentes, mas perto, tipo, Palmeiras e Vasco, etc. No ano de 1919, o Sox vendeu seu jogador mais promissor, Babe "Bambino" Ruth para o grande rival. Nos 5 anos que Bambino jogou pelo Sox, eles ganharam 3 World Series, o maior campeonato deles. E depois mais nada. É, meu amigo, depois da venda de Babe Ruth, os Red Sox pararam de ganhar a World Series, e isso foi chamado de "A Maldição do Bambino". Até que em 2004, eles ganharam dos rivais Yankees, de virada, 4-3, nas "semi-finais". Não tô falando de pontuação. Os play-offs são uma "Melhor de 7", e eles tinham perdido 3 jogos. Daí viraram. Depois, jogaram contra o Saint Louis Cardinals na World Series, e venceram também, 4-1. E a maldição acabou, "finalmente".

E como eu sei disso? Eu assisti ao filme AMOR EM JOGO (Fever Pitch), com Jimmy Fallon e Drew Barrymore. Nesse filme, o personagem de Jimmy é fã do Red Sox apaixonadão, tinha cadeira cativa (MESMO) em Fenway Park, o estádio. No filme, "mostra" o Boston quebrando a maldição. Quando vi, achei a idéia engraçada, fiquei curioso, e fui ver se era real. Incrível, eles (claro) não sabiam que o BRS ia ganhar e fizeram o roteiro supondo que o time ia perder. Legal, né? Vi no IMDB.

Viram? Saber um pouco de coisas "inúteis" não faz mal a ninguém...

P.S: Um dia falarei mais sobre traduções estranhas de nomes de filmes...