sábado, 23 de janeiro de 2010

Uma gigantesca VDM...

Hoje, antes de tudo Feliz Ano-Novo. Como estava de férias em Recife e meu curso de verão na UFC já começou pesado (toda segunda uma prova), deixei o blog às moscas. Mas, como penso em vocês, tenho uma história tragicômica que aconteceu comigo em Dezembro. Vamos lá.

Para começar, vou situar vocês. Nos fins de Novembro pintou uma oportunidade de trabalho para alguns colegas do Mestrado (aí inclusos L. e D.) e eu. Nós iríamos avaliar as aulas práticas dos futuros professores do estado do CE em um concurso público. Grana boa por dois dias de trabalho. Infelizmente, o concurso estava marcado pros dias 12 e 13 de Dezembro, e eu tinha uma passagem comprada de Fortaleza para Recife pro dia 5. Como nós estávamos ansiosos para voltar às nossas casas, e o semestre tinha acabado dia 1, decidimos regressar e voltar dia 10 ou 11, de carro para economizar. Até aí tudo bem, gastaríamos com passagem, mas ao menos teríamos um carro aqui.

A VIAGEM

Chegando em Recife, na semana em que íamos viajar ia ocorrer a Feira Música Brasil. Evento gratuito que rola todos os anos. Na programação da quarta-feira, Banda Black Rio e Mano Brown; Móveis Coloniais de Acaju; e a tão esperada Nação Zumbi, com a gravação do DVD em homenagem aos 15 anos de lançamento do cd fodão Da Lama ao Caos. Na quinta tinha Mundo Livre e Sepultura, na sexta Pitty e Marcelo D2, e por aí vai. Eu estava ansioso pra ir, claro. Mas sabia que se fosse viajar na quinta de manhã teria que fazer um esforço enorme para assistir à Nação Zumbi. Na quarta, D. me liga dizendo que a gente precisa estar lá pelo menos na quinta, caso rolasse alguma reunião de esclarecimento da empresa realizadora do concurso. Marquei com L., e decidimos ir quinta de manhã, às 6 na casa de L.

Fui pro show, muito legal, bebi litros, cheguei em casa tinha uma mensagem de L. dizendo para eu chegar às 7. Até aí tudo bem. Fui arrumar o que ia levar, afinal, esqueci de fazer as malinhas. Como eu ia acordar muito cedo, guardei notebook logo na bolsa, algo que normalmente só guardo por último, e como ainda estava bebinho, fui dormir umas 2 e meia. Acordei, saí atrasado porque ia dar carona pra minha mãe e para minha irmã, fui para casa de L. Cheguei na casa dele atrasado, porque eu tinha esquecido o caminho, acabei entrando no caminho certo e voltando achando que estava errado, depois me toquei, tive que fazer um retorno, errei a saída da BR, tive que fazer outro retorno, e quase errei a entrada da casa dele. Isso mesmo, eu errei 3 entradas/saídas só pra chegar lá. Peguei L. e seu irmão K. que estava de férias e queria curtir a cidade, passei na casa de D. quase 9 da manhã, e seguimos na BR-101.

Quando eu me preparei pra viagem, eu vi o caminho pelo mágico Google Maps. Olha o caminho que ele me passou:


Exibir mapa ampliado

Aparentemente, nada de errado com o mapa, né? A viagem foi legal, com exceção de uns caminhões grandes na nossa frente impedindo que ultrapassássemos, e que a MAIORIA dos postos de gasolina na BR NÃO aceitam cartão de crédito. Então, quando for fazer uma viagem, cuidado com isso. No mais, tudo transcorreu sem problemas até chegarmos a Aracati, à noitinha. Lá, tinha uma placa: "Para Fortaleza via BR-304 ^ Via CE-040 ->". Bom, no nosso mapa do Google que eu tinha em mente, e pelo senso comum, afinal, BR's são melhores que estaduais, optamos viajar pela BR-304, que de agora em diante até o fim da minha vida, chamarei de BR-304 OF DOOM.

O trecho da BRoD que sai de Aracati até a Br-116 (que chamarei de OF JESUS, saberás o porquê) tem uns 50 km, e o cruzamos em umas duas horas. Isso. 25 km/h de velocidade média. Por causa de BURACOS. CRATERAS. Vieram aos poucos, batendo forte embaixo do carro, porque os primeiros eu não vi porque estava muito rápido e escuro. Depois tive que ir bem devagar. O foda é que a gente só viu uns poucos carros pequenos no trecho, e muitos caminhões grandões, daqueles bitrem. Amigo leitor, imagina você em uma caixinha de metal chamada Gol, no escuro, em uma estrada esburacada, e vendo caminhões como esses serpenteando pela estrada para desviar dos buracos, correndo risco de bater em você:



É assustador, não? Poisé. Nisso, a estrada não acabava, eu não via VIVALMA perto. Nem uma casinha que pudesse ajudar a gente caso a porra do carro quebrasse em algum lugar. Você podia sentir o medo dentro do carro. Todo mundo caladinho, esperando o pior. Até L., que é danado para soltar uns peidos fodas, não deixou nada passar. Situação nossa também, claro. Tive que ir pro acostamento algumas vezes por causa dos caminhões, com medo de bater. Claro, caminhões com uma carga imensa, as famosas fórmulas Massa x aceleração e Massa x Velocidade ficavam passando na minha cabeça o tempo todo. Bom exercício de Física e concentração. "Um bitrem carregado tem um peso total de umas 50 toneladas. O caminhão tá a 30 por hora. E meu Golzinho tá com 1,3 tonelada a 30. A pergunta não é SE, mas COMO eu vou me fuder agora." FODA.

Até, finalmente o martírio acabar, e chegarmos na BR-116 OF JESUS, mais limpa, sem buracos. Alívio imenso. Chegamos em casa, começamos a falar com A., outro morador daqui, que também ia pro concurso. Nisso ele fala: "Pows, tá ligado que foi adiado, né?" A gente: "O QUÊ? TÁ BRINCANDO?", e ele mandou a gente checar os emails. (A empresa entrava em contato com a gente por email). A empresa tinha mandado um email às 8 da noite da quarta-feira marcando uma reunião pra quinta à noite, e logo após outro às 9:30 da noite para dizer que o concurso, por motivos de força maior, tinha sido adiado sine die. ISSO mesmo, a bagaça foi adiada por tempo indeterminado e nós não pudemos ver isso por quê? Bom, eu estava no show, cheguei em casa, saí e nem olhei internet. L. tinha saído também, e me mandou a mensagem pelo CELULAR para não ter que olhar a internet e dormir logo. D. não tinha internet em casa. Para quem não tá entendendo, foi isso mesmo que você tá pensando. Depois dessa merda TODA, o concurso ainda foi adiado. Como já estávamos em Fortaleza, com carro e etc, adotamos o discurso: "Se já tô no Inferno, não custa nada dar um abraço no Capeta" aproveitamos a situação e demos uma passeada pela cidade. Aqui, descobrimos que a CE-040 (DA FELICIDADE) era o melhor caminho, era bem asfaltada e etc, só que como os bitrem não podiam andar na CE, tinha que ir pela BRoD. FAIL eterno.

A volta transcorreu sem problemas. O único momento de medo foi quando a gente tava indo para a CE-040 e passou pela BRoJ. Pensei logo na BRoD, mas passou. Ainda bem.

O CONCURSO DE FACTO

Nas férias descobrimos que o concurso foi marcado para dias 9 e 10 de Janeiro. Só tínhamos que ir para uma reunião de esclarecimentos no dia 5, no lugar onde seriam as provas, um grande colégio daqui. Como não sabíamos o caminho, um amigo diz: "Cara, pega a Topic/Van/Perua 06 lá na Avenida Bezerra de Menezes que passa lá por perto". Até aí tudo bem. L., D., A. e eu estávamos esperando a bendita Topic, quando passa uma Topic laranja, da cooperativa de Caucaia, que é uma cidade vizinha, com o número 06. Os meninos demoraram a chegar, então perdemos. Depois passou uma azul, da cooperativa de Fortaleza, com o número 06, e pegamos. D. perguntou o lugar onde descer, e o trocador/cobrador disse que ia avisar. Chegando numa avenida aqui, L. com receio mandou eu perguntar, e quando me levantei, o cobrador disse: "Rua Tal é agora." Eu achei estranho, mas como o cara devia saber mais que eu, descemos. Daí, reparamos que estávamos MUITO longe do lugar certo, e o cobrador disse o lugar errado pra gente, o fdp. Tivemos que pegar outra Topic pra chegar lá.

No primeiro dia do concurso, além de nós 4, F. resolveu ir com a gente também. Na parada, pegamos a MALDITA Topic 06 LARANJA, de Caucaia. Nisso, eu comecei a reparar que o caminho era "estranho", mas desencanei, achando que era outro itinerário. Nisso, a Topic para no centro da cidade. Bateu um desespero. O motorista disse que se fosse pra ir pro lugar que a gente queria, a gente teria que voltar pra nossa parada original, e pegar outra Topic, afinal ele não sabia chegar no Colégio DO CENTRO da cidade. Farei uma pausa aqui para criticar o Sistema de Informações Populares da cidade de Fortaleza. PQP. É incrível como as pessoas não sabem passar uma informação direito aqui nessa cidade. Se você para um cara na rua e fala: "Amigo, como faço pra chegar no lugar X?" O cara fala: "Má, má, é logo ali pertinho, vai aqui direto". Normalmente o "logo ali" tanto varia de 1 km para 1 légua. É sério. Continuando. F. saiu de perto da gente e foi negociar com um cara em uma kombi. O cara disse que levava a gente por uns 40 paus. Nisso, eu subi na kombi e fiquei lá, olhando a hora no relógio para não chegar atrasado. Eu conheço um pouco as ruas daqui, e comecei a reparar que a kombi começou a pegar um caminho estranho, um caminho que vai para a CE-40 (da Felicidade). Aí me toquei: O colégio que íamos tem 3 unidades. Uma no centro, outra em um bairro nobre (que era pra onde iríamos) e outra na PQP. Reparei que a gente tava indo pra PQP (clique aqui para efeito sonoro). F. é um cara gente boa, só que é do interior e não conhece muito bem Fortaleza, aí se enrolou. Ele marcou pro cara levar a gente pra PQP. Puto da vida, o motorista deu meia-volta e foi pro lugar certo.

Lá no concurso, descobri que a Maldita Topic laranja na verdade nem PODIA parar pra pegar passageiros na cidade de Fortaleza. E claro, a Cooperativa de Caucaia, embora tenha os mesmos números, tem um itinerário totalmente diferente da de Fortaleza. E claro, o sistema de transportes não se importa em colocar Topics de mesmo número parando no mesmo lugar. Até aí, tudo ocorreu bem até que à tarde a gente recebe a notícia: O dinheiro que a gente ia receber pelo concurso ia ter um desconto de 11% de contribuição ao INSS. O QUÊ?! Nós não contribuímos pro INSS porque não temos emprego fixo, somos classificados como autônomos lá, e por isso podemos fazer a contribuição individual. Além de toda a merda, a galera só veio avisar pra gente de última hora que íamos ter que fazer a contribuição OBRIGATÓRIA pro INSS.

Bom, senhores, é isso. Com essa eu finalizo meu relato. VDM

Um comentário:

  1. Pois e...Tudo isso acontecendo em fortaleza, e eu pegando Ônibus/metrô/ônibus para chegar na faculdade. Tudo porque o narrador-personagem desta historia me deixou sem o carro(que pertence a nossa mãe, e eu usufruo bastante) para ir com ele, a Fortaleza, fazer a bosta do concurso que não aconteceu....
    Fiz esforço para nada!!! VDM!!!

    P.S. O acento agudo do meu teclado não esta funcionando...Qualquer mal entendido, Sorry!!!

    ResponderExcluir