quarta-feira, 29 de julho de 2009

Os "True Fans"

Colaboraram com a Cultura Inútil, Yuri "Arara" Petnys e Ferdinando "Took"

Cultura inútil do dia: Você sabia que com a chegada dos Portugueses no Japão, no Século XVI, várias palavras do Português influenciaram palavras no Japonês. Detalhe é que os japoneses não trabalham com a letra L, e ao invés eles usam o R. arukōru = Álcool , botan = Botão, bōro = Bolo, furasuko = frasco , kappa = Capa, koppu = Copo, Pan = Pão , Shabon = Sabão, Tempura = Tempeiro, dentre outras. Quer mais? Veja na Wiki. (Em Inglês)

Algum vez, com qualquer coisa que você disse que gostava, alguém já chegou pra você e disse? "Ah, você gosta de *insira aqui o nome de um artista ? Já ouviu *insira aqui o nome de uma obra obscura do artista? Ah, pows, então você não é um fã."

É, meu amigo, você provavelmente encontrou um True Fan. Um cara que é tão fã e tão chato, que faz você querer parar se ouvir/ler/ver seu artista. É o cara que é contra qualquer coisa "mais popular" que o artista fez, e que se o cara fizer qualquer coisa diferente do sua primeira obra, ele já fica afetado. Darei um exemplo clássico: Metallica. É fato que os primeiros cd's do Metallica são uns dos mais importantes do Trash/Heavy Metal. Porém, depois do cd Load, os fãs começaram a "atacar" a banda porque entraram de vez no "mainstream". Mainstream significa a parte Pop do mundo da música. Em oposição, tem o "underground", as bandas mais obscuras, que não tocam nas rádios facilmente. Você ouvirá muitas vezes a palavras Mainstream com os True Fans.
Baseados nisso, eles acusam a banda de "ter entrado no mainstream", "ter traído o movimento" e coisas do tipo. "Metallica era bom até o álbum preto". Isso acontece facilmente com bandas com uma quantidade grande de cd's, por exemplo, Iron Maiden, Rush, Led Zeppelin, Pink Floyd. Pode acreditar, falando de bandas como essas, você sempre vai achar um True. Não quero nem começar a falar do Black Metal, o estilo de música mais cheios de Trues (que são auto-denominados True Norwegian Black Metaller).

Lógico, que isso não só se aplica às bandas de Metal. Eu já vi True Fan até de música erudita, meu amigo. SÉRIO! Imagina que alguém tá comentando: "Ah, cara, eu adoro a Sonata X do Mozart. O cara vem e diz: Ah, então você vai ter que escutar Sonata X do *Compositor Obscuro."
Falando nisso, nem só com banda isso se aplica. Fã de anime, mangá, HQ (HQ não, Graphic Novel), filmes e etc.

True fans são um pé no saco, é fato. Acho algo legal você ser fã de alguma coisa. O que não pode é querer menosprezar alguém porque não é como você. "Filipe, qual o vocalista do Deep Purple que tu mais gosta? Ian Gillan? Cê tá louco, o melhor é David Coverdale! Filipe, qual o vocalista do AC/DC tu mais gosta? Brian Johnson? Cê tá louco, o melhor é Bon Scott (R.I.P)! E o melhor CD do Sepultura? Roots? TÁ LOUCO, SEU HEREGE, O MELHOR É O BENEATH THE REMAINS!". É, bandiporra? ENTÃO PORQUEM PERGUNTAM? Não sei o que essa galera pensa, achando que algo só é bom se for obscuro. Enfim...

E só pra irritar a galera, a música que eu mais gosto do Led Zepp é Stairway to Heaven.

E tenho dito.

Um comentário:

  1. Sempre que eu vejo alguem se dizer underground eu inevitavelmente me lembro do "heavy metal do senhor" , do Zeca Baleiro. E de "Indier than thou" , do Frontalot.

    ResponderExcluir