segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Falta de humildade x Confiança

...Ou, humildade é sobreestimada?

Quem me conhece sabe que às vezes eu tenho atitudes que para os olhos politicamente-corretos são vistas como "falta de humildade". Por isso, gostaria de explicar o significado da parada, claro, retirada das Escrituras Sagradas:

Humildade vem do Latim humus que significa "filhos da terra". Refere-se à qualidade daqueles que não tentam se projetar sobre as outras pessoas, nem mostrar ser superior a elas. A Humildade é a virtude que dá o sentimento exato da nossa fraqueza, modéstia, respeito, pobreza, reverência e submissão.

Baseado nisso, gostaria de falar também de Confiança:

Confiança é o ato de deixar de analisar se um fato é ou não verdadeiro, entregando essa análise à fonte de onde provém a informação e simplesmente absorvendo-a.Confiar em outro é muitas vezes considerado ato de amizade ou amor entre os humanos, que costumam dar provas dessa confiança. A confiança é muito subjetiva porque não pode ser medida, é preciso acreditar em alguém e conhecê-lo para poder confiar, o que torna a confiança um conceito intrínsico. Confiança é o resultado do conhecimento sobre alguém. Quanto mais informações corretas sobre quem necessitamos confiar, melhor, formamos um conceito positivo da pessoa.

Isto explicado, vamos ao que interessa.

Suponha que você tenha um empregado na sua empresa, que aparentemente é capacitado para uma tarefa. Você chega nele, e pergunta; "Uéslei, você consegue executar essa tarefa?". Se o Uéslei dizer que consegue fazer a tarefa, você vai dizer que Uéslei não é um menino humilde?

Ou, em outro ambiente, o Uéslei sai da prova do vestibular, e você pergunta a ele: "Uéslei, e aí, conseguiu fechar a prova?" Uéslei fala: "Cara, acho que sim. Sabia quase todas as questões." Uéslei, mais uma vez, não é humilde?

Quando as pessoas se encontram com pessoas como o Uéslei, pensam: "Cara, esse cara não é humilde", e começam a tratar o Uéslei com olhos enviesados, o cara perde a credibilidade, ninguém quer falar com ele sobre determinados assuntos (afinal, ele não é humilde, e vai nos humilhar quando perguntarmos isso a ele).

Pois bem, senhores membros do júri, o que vocês encontraram foi apenas um cara que sabe o que tá fazendo, e não tem porque esconder isso. Ou vocês acham que Uéslei, depois de ter feito a tarefa milhares de vezes, quando o chefe pergunta se ele consegue executar e ele diz que consegue, nosso Uéslei deveria dizer que ele não sabe executar, pra passar a imagem de "humilde"?

Agora, se nosso Uéslei chegasse na empresa falando: "Eu sou o fodão, vocês são uns merdas, eu consigo fazer tudo isso e etc." ou "Eu tirei a maior nota do vestibular, eu sou foda, vocês são uns merdas..." <--- Falta de humildade

Outra coisa que me irrita com relação à humildade é que sempre quando um veículo de comunicação fala de uma casa de alguém pobre, diz: "Fulano mora em uma casinha humilde." Quando esse tipo de comportamento é repetido milhares de vezes, a população passa a entender que um cara pobre é humilde, o que é legal, e o cara rico é playboy, não é humilde, não presta, a gente não deve se juntar a ele. Isso remete ao "Admirável Mundo Novo", mas já é outra estória.

Só gostaria de deixar constado para os politicamente-corretos de plantão, que quando um cara diz que é humilde, ele automaticamente deixa de ser. Fica a dica.

Um comentário:

  1. Pow...q massa!! Essa coisa de "casinha humilde" eh bem comum mesmo...
    Bjuuu FELLYPE.

    =D

    ResponderExcluir