domingo, 7 de junho de 2009

Dia D, nunca teremos um igual...


Cultura inútil do dia: O famoso Dia D, o dia que foi marcado para o desembarque das Forças Aliadas nas praias da Normandia na Segunda Grande Guerra Mundial (Operação Overlord) tinha sido agendado para o dia 5 de junho de 45, às 6 da manhã. Mas por problemas de mau tempo, foi adiado pro outro dia, 6 de Junho (6) às 6 da manhã (medo).

O intuito desse texto não é fazer um detalhamento sobre o Dia-D. Vocês podem ler e ver sobre a Operação Overlord em um monte de mídias por aí, eu só queria citar algo que o público em geral talvez não saiba. Eu falo da manobra enganadora que o Alto Comando das Forças Aliadas fez para que o desembarque acontecesse. Mas antes vamos ilustrar algo:



Esse é um mapa da França atual. Ninguém precisar ser muito inteligente pra saber que a região de Calais é a região mais próxima do Reino Unido, certo? Mas, como sabemos, o desembarque ocorreu na Normandia, entre Caen e Cherburg. A França era o melhor lugar, pois Bélgica e Holanda ou tinham problemas com as ondas na costa ou com inundações. E na França, a Bretanha (a parte mais oeste, cuja capital é Rennes) era distante demais da Inglaterra e Calais era fortificado DEMAIS por ser o ponto mais perto.

A pergunta provável seria: Mas peraí, mais de 150 mil soldados, 5 mil navios, como a galera do outro lado da Muralha do Atlântico não viu a galera chegando? Aí eu digo: "Ahá, PEGADINHA DO MALANDRO!!" É aí que entra a estória da manobra que falei. A turma do alto comando fez um plano ousado, criando um EXÉRCITO DE PAPEL e similares, e colocou onde hoje é Dover, na Inglaterra, pertinho de Calais. Isso mesmo, barcos "infláveis', aviões de "mentirinha", tanques e etc... É sério, pode parecer piada, mas não é. Esses apetrechos serviam para ludibriar aviões de reconhecimento alemães, e para dar a eles a idéia de que o desembarque eminente seria em Calais.

Os oficiais alemães achavam que o desembarque seria pros lados da Normandia, porque os aviões aliados andavam bombardeando alvos ligeiramente estratégicos mas "fora do eixo", como pontes perto da Normandia pra dificultar acesso dos Panzers alemães e coisas do tipo, e Hitler achava que ia ser sim em Calais porque a beeeesha achava e pronto. Não sei a ordem dos fatores com certeza, se foi Hitler que achava que era Calais ou se ele achava que era Normandia, mas no fim, prevaleceu a ordem de que seria Calais, e o exército alemão foi fortificado daquele lado. Então, no Dia D, as coisas aconteceram desse jeito que nós conhecemos.





Pois bem, esse não foi o real motivo desse post, eu gostaria de perguntar o seguinte: "Seria possível haver tal esforço de guerra ser feito nos dias atuais sem levantar suspeitas?". Imaginem se a internet fosse como é hoje naqueles tempos? Provavelmente um soldado bonachão tiraria uma foto de um tanque de madeira e colocaria no seu blog: "Ahahaha, um tanke de pau pra gente fudê os alemão!" E coisas do tipo. A informação corre solta no mundo, e seria ao meu ver impossível fazer uma operação daquelas nos dias atuais e ser bem-sucedido. Nunca veremos um igual àquele, é praticamente certo, ainda bem. Enfim, só algo para deixar registrado sobre o Dia D.

Até mais

2 comentários:

  1. Triste saber que agora, pra isso ocorrer de novo, só em jogos de War mesmo =p

    ResponderExcluir
  2. Verdade Filipe!!! Sem contar com as dezenas de super satélites vigiando tudo praticamente em tempo real!!! A realidade tah parecendo cada vez mais com a ficção...

    ResponderExcluir